Com o objetivo de analisar o perfil dos cuidadores informais e as respetivas necessidades, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais está a desenvolver o inquérito “O que é ser cuidador informal em Portugal”. O inquérito, anónimo e dirigido apenas a cuidadores informais, está a decorrer durante o mês de fevereiro.
Fomos saber como os portugueses percecionam o papel de cuidador informal junto da população. O Estudo foi realizado por via dos métodos CATI (Telefónico) e CAWI (online) a uma base de dados de utilizadores registados na plataforma da multidados.com. Foram recolhidas e validadas 1800 respostas entre os dias 17 a 27 de Outubro de 2020, com Taxa de resposta de 85,34% e Margem de erro de 3,5%.
É ou já foi cuidador informal?
28,5%
Deve haver mais apoios do Estado?
97,5%
Estaria disposto a ajudar os cuidadores informais?
81,5%
Decorreu no passado dia 5 de novembro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a apresentação do estudo que revela a perceção dos portugueses sobre os cuidadores informais no Encontro Nacional de Cuidadores Informais, um evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Veja o vídeo!