Movimento lança redes sociais para apoiar cuidadores informais
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais acaba de fazer a sua estreia nas redes sociais, com o lançamento das páginas de Instagram e Facebook, criadas a pensar naqueles que, em Portugal, se dedicam a cuidar de familiares, amigos ou vizinhos, e que são tantas vezes invisíveis ou ignorados na partilha de informação relevante ou de apoios diversos.
Estima-se, de acordo com um estudo recentemente publicado, que são cerca de 1.4 milhões de cuidadores informais em Portugal e nem todos estes cuidadores têm acesso à informação. Parece também consensual que o papel fundamental dos cuidadores informais na nossa sociedade ainda não está suficientemente reconhecido, tanto pelas forças políticas como até pela população em geral.
Assim, nestas redes sociais será possível encontrar informação sobre o Estatuto do Cuidador Informal, inquéritos/estudos nacionais e internacionais sobre o que é ser cuidador informal, vídeos de testemunhos, notícias relevantes e outras atualizações que podem ajudar, na prática, estes cuidadores, facilitando não só a sua tarefa, mas contribuindo ainda para uma melhoria da sua qualidade de vida. Informação que pode também ser pedagógica e ajudar a divulgar a causa junto da restante população.
Uma boa forma de ajudar será juntar-se à comunidade, seguindo e fazendo like nas referidas páginas. Aqui ficam os links.