TESTEMUNHOS

Reproduzir vídeo

Testemunho Cristina Pissarra

“É preciso aprender todos os dias”, confirma Cristina Pissarra, cuidadora informal do filho diagnosticado com uma doença oncológica. Neste vídeo, explica como consegue dar resposta a todos os desafios que a doença coloca no seu caminho, enquanto cuidadora, e fazê-lo praticamente sem ajuda.

Reproduzir vídeo

Testemunho Ana Carolina Coelho

Ana Carolina Coelho cuida do marido diagnosticado com uma doença oncológica, uma tarefa que a obrigou a abdicar da sua atividade laboral. Neste vídeo, partilha as dificuldades físicas, emocionais e económicas que advêm do facto de ser cuidadora informal.

Reproduzir vídeo

Testemunho Elvira Rodrigues

Aos 57 anos, Elvira Rodrigues é cuidadora informal do pai e da mãe, uma tarefa que diz ser um “desafio diário”. Neste vídeo explica porque se sente, muitas vezes, uma verdadeira malabarista.

Reproduzir vídeo

Testemunho Dulce Pacheco

“Uma das coisas que tive de aprender foi a não dormir.” Dulce Pacheco foi cuidadora informal dos pais e partilha, neste vídeo, as dificuldades inerentes a esta tarefa, que a obrigavam a cuidar 24 horas por dia.

Reproduzir vídeo

Testemunho Sérgio Almeida

Aos 71 anos, Sérgio Almeida é cuidador informal da mulher, que vive com esclerose múltipla. Pediu recentemente ajuda à Segurança Social, mas viu o seu pedido recusado. “Temos que nos virar sozinhos”, conta.

Reproduzir vídeo

Testemunho Maria da Luz Silva

Maria da Luz Silva é cuidadora informal dos pais, algo que diz ser um grande desafio. Equilibrar a profissão com esta tarefa é, partilha neste vídeo, “muito complicado” e exigente a vários níveis.

Reproduzir vídeo

Desafios dos cuidadores informais

Conheça a história de Elvira Rodrigues, Sérgio Almeida, Maria da Luz, Ana Coelho e Cristina Pissarra. São cuidadores informais, peças essenciais na nossa sociedade, e contam, na primeira pessoa, quais são os desafios diários que enfrentam e que esta tarefa exige.

Reproduzir vídeo

"Os cuidadores informais são muito importantes para a qualidade de vida do doente"

Conheça a história de Catarina Malheiro, 41 anos, cuidadora informal da mãe com cancro de pâncreas e do filho de sete anos autista.

Reproduzir vídeo

"O papel das associações de doentes é fundamental"

Conheça a história de Filomena Pereira, 51 anos, delegada comercial de profissão. Cuidadora informal, a tempo parcial, da mãe com Doença de Alzheimer.

Reproduzir vídeo

"Sou cuidadora informal. E a mim quem me ajuda?"

Conheça a história de Sandra Carvalho, 39 anos, técnica de turismo de profissão. Cuidadora informal, há cerca de cinco anos, do marido com Esclerose Múltipla.

Reproduzir vídeo

"Já fui cuidadora duas vezes"

Conheça a história da Maria de Fátima, 55 anos, professora de profissão. Cuidadora informal da mãe, com Doença de Alzheimer, e do marido, com um AVC.

Reproduzir vídeo

"O doente não está sozinho!"

Conheça a história de Isabel Jourdan, com 58 anos, cuidadora informal 24 horas por dia da filha, com Esclerose Múltipla.

Reproduzir vídeo

"Ainda há muito por fazer pelos Cuidadores"

Conheça a história de Nélida Aguiar, com 48 anos, administradora executiva de profissão. Começou por ser Cuidadora informal do pai aos 12 anos e agora é atualmente Cuidadora da sua mãe com Doença de Alzheimer e do primo que sofreu um AVC.

Reproduzir vídeo

"É necessário alargar o conceito de Cuidador informal"

Conheça a história de Martinha Pereira que, juntamente com o seu pai, é cuidadora informal da sua mãe com Doença de Alzheimer. Contudo, desde 2017 teve que recorrer a pessoas externas para ajudarem nos cuidados à sua mãe.

Reproduzir vídeo

"O Cuidador informal é uma grande mais-valia"

Conheça a história de Patrícia Alves, com 40 anos, médica dentista de profissão. Cuidadora informar, a tempo parcial, do seu pai após um carcinoma na boca e na tiroide.

Reproduzir vídeo

"Sou reformado e Cuidador informal da minha esposa"

Conheça a história de Júlio Rosa Monteiro, 71 anos, reformado. Cuidador informal, a tempo inteiro, da mulher, que sofreu um AVC.